domingo, 13 de dezembro de 2009

EUCALIPTO SECA E EMPOBRECE O SOLO? MITO OU VERDADE?

O que será verdade e o que será mentira, o eucalipto seca ou empobrece mesmo o solo? Oferecemos em primeira mão alguns links para pesquisa e um vídeo sobre o tema... Mitos ou verdades? Confiram!

Este tópico é uma homenagem ao colega Reginaldo Gomes Borges (FOTO)...

Espero que esclareça duvidas...
ASSISTA O VIDEO NO FINAL DA POSTAGEM!

Para esclarecer, também segue alguns links para pesquisa...
http://www.ipef.br/hidrologia/eucaliptosecaosolo.asp
http://www.celuloseonline.com.br/imagembank/Docs/DocBank/dc/dc009.pdf
http://www.carlosabe.com/component/content/article/79.html
http://www.manejoflorestal.org/noticia_print.cfm?id=132267

Meu ponto de vista:
Os benefícios da plantação de eucaliptos em uma propriedade rural são muitos, sendo um dos mais importantes a redução da necessidade de desmatamento das florestas naturais, colaborando em grande escala para minimizar o aquecimento global.
O sistema agrossilvipastoril, combinação de árvores, cultura agrícola e animais numa mesma área ao mesmo tempo ou de forma seqüencial, sendo manejados de forma integrada, é uma alternativa viável para o uso consciente da terra.
O plantio de árvores em pastagens pode resultar em vários benefícios para os componentes do ecossistema: clima, solo, micro-organismos, plantas forrageiras, seqüestro de CO2 da atmosfera e animais. Do ponto de vista econômico, social e ambiental, a produção de eucalipto pode melhorar o bem estar e da qualidade de vida do produtor, com a agregação de valor econômico na propriedade rural através da exploração da madeira, do melhor desempenho produtivo e reprodutivo dos animais e da conservação dos recursos naturais do ecossistema.
Assim como qualquer outra cultura, a produção de eucalipto requer alguns cuidados na hora do plantio, sendo necessário avaliar dados importantes e relevantes para o planejamento, como a definição da área, aspectos legais, definição do plano de manejo e procedimentos silviculturais. Após o plantio, o produtor deverá monitorar a área periodicamente, controlando as pragas, ervas daninha e irrigando na falta de chuvas.
Postem comentários...
Abraços!

Márcio Dias
Adm Blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário