segunda-feira, 3 de maio de 2010

REUNIÃO COMDEMAI - Conselho Municipal do Desenvolvimento Sustentável do Meio Ambiente de Itumbiara




















Foi realizado no dia 29 de Abril de 2010 a Primeira Reunião do COMDEMAI - Conselho Municipal do Desenvolvimento Sustentável do Meio Ambiente de Itumbiara no Pólo da UNOPAR - Universidade norte do Paraná.
A reunião faz parte de um modelo de gestão itinerante que esta ocorrendo em todo o município, com o intuito de trazer para mais perto a população de Itumbiara e demais interessados nas ações realizadas pelo COMDEMAI.
A reunião contou com a presença dos conselheiros representantes dos diversos seguimentos no municipio, autoridades, como também com a presença de Professores e alunos da universidade, principalmente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

A reunião teve inicio as 17:00hs e abordou os seguintes Assuntos:
- Programação da Semana do Meio Ambiente;
- Relato sobre a Conferência Estadual das Cidades;
- Informação sobre o PLHIS - Plano Local de Habitação de Interesse Social;
- Projetos Socioambientais - Atitude Consultoria.

Sabemos que grande parte dos problemas que afetam o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas ocorre no município. E a partir dele podem ser empreendidas ações capazes de preveni-los e solucioná-los. Mais do que isso, o município é o local onde se podem buscar caminhos para um desenvolvimento que harmonize o crescimento econômico com o bem-estar da população.

A preocupação com a qualidade ambiental vem crescendo nos municípios brasileiros. Por isso, têm sido criados mecanismos para aumentar a consciência e promover a mudança de hábitos e de comportamentos. Cada vez mais a população, juntamente com o Poder Público, tem sido chamada a participar da gestão do meio ambiente.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente é um órgão criado para esse fim. Esse espaço destina-se a colocar em torno da mesma mesa os órgãos públicos, os setores empresariais e políticos e as organizações da sociedade civil no debate e na busca de soluções para o uso dos recursos naturais e para a recuperação dos danos ambientais. Trata-se de um instrumento de:

Exercício da democracia,
Educação para a cidadania,
Convívio entre setores da sociedade com interesses diferentes.

Márcio Dias

ADM BLOG

2 comentários:

  1. Boa noite a todos,

    Desde o ano passado, devido a exigência legal e a tendência mundial de busca pela sustentabilidade, o conselho tem a denominação COMDEMAI - Conselho Municipal do Desenvolvimento Sustentável do Meio Ambiente de Itumbiara, ele se reune sempre às últimas quinta-feira de cada mês, ordinariamente, às 17h00. Como bem colocado, as reuniões agora são itinerantes, para saber o local das próximas reuniões, é só acompanhar o site da prefeitura municipal... Lembrando que as reuniões do conselho são sempre abertas à comunidade, que tem direito a participar...
    Abs, Tatiane Goulart
    Secretária Executiva do COMDEMAI

    ResponderExcluir
  2. Acredito que isso, como na maioria das vezes, só existe na teoria, a pratica está inerte.

    ResponderExcluir