Devemos visar o uso racional da água no cotidiano e tomar iniciativas para otimizar e reduzir o consumo
“A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos”. (Declaração Universal dos Direitos da Água, Unesco,1992)
De toda a água existente no mundo, 97,5% estão nos mares e oceanos e apenas 2,5% estão em geleiras, rios, lagos e águas subterrâneas, chamadas de “água doce”. Desta quantidade, menos de 1% (rios, lagos e outras fontes) está disponível para consumo. Se 1 litro representasse toda a água do mundo, a água doce corresponderia a 28 ml ou um copinho de café, a água disponível para o homem seria de 6,27 ml.
O Brasil tem 13,3% de toda a água potável do mundo. Desses 13,3%, o Estado de São Paulo, com 30% da população do país, tem acesso a apenas 1,6%, enquanto que a Amazônia, com apenas 5% da população, dispõe de 80% dela.
Somos hoje 6 bilhões de habitantes no planeta, com um consumo médio diário de 40 litros de água por pessoa. Um europeu gasta de 140 a 200 litros por dia, um norte-americano, de 200 a 250 litros, enquanto em algumas regiões da África há somente 15 litros de água disponíveis a cada dia para cada morador. O consumo médio diário do brasileiro é de 200 litros de água, muito mais do que realmente necessitamos.
O consumo exagerado gera degradação ambiental, pois, ao abrir uma torneira, não estamos apenas consumindo água, mas também, alimentando toda a rede de esgoto, para onde vai praticamente toda a água que consumimos.
Devemos visar o uso racional da água no cotidiano através de iniciativas que tenham como objetivo reduzir o seu consumo e estimular a adoção de novas atitudes e comportamentos. A população deve pensar e agir visando o crescimento econômico e respeitando a capacidade dos recursos do meio ambiente, sobretudo a água.
A conscientização e a educação do consumidor são fundamentais para mudanças em seus hábitos, para colaborar na conservação da água nas cidades. Pequenos cuidados fazem muita diferença na conta e na minimização do desperdício.
Cuidados simples
■Evitar vazamentos;
■Só regar jardins e plantas na parte da manhã ou no final da tarde;
■Lavar o carro, sem esguicho, procurar utilizar um balde para evitar o desperdício;
■não lavar calçadas com agua corrente, apenas varrer e se for lavar procure reaproveitar água da lavanderia;
■não instalar válvulas de descarga nos vasos sanitários e sim caixas de descarga, pois são mais econômicas e produzem o mesmo resultado e conforto.
Racionalizar o uso da água não significa ficar sem ela. Significa usá-la sem desperdício. Considerá-la uma prioridade social e ambiental, para que a água tratada e saudável nunca falte em nossas torneiras.
Fontes:
Sabesp - http://www.sabesp.com.br/
WWF-Brasil - http://www.wwf.org.br/
Assista ao video Carta de 2070
O video traz o texto publicado na revista biográfica "Crônicas de los Tiempos" de Abril de 2002.
Essa carta "foi escrita no ano de 2070", relatando como é a vida na Terra nestes tempos. O autor conta a vida no futuro. Conta que anigamente, haviam anúncios que diziam para CUIDAR DA ÁGUA, mas ninguém lhes deu atenção.
Conta ele: "A água,vale mais do que ouro. Os rios secaram, somos completamente desidratados. O lixo é em abundância, pois nossas roupas são descartáveis".
Segue o Link: http://www.youtube.com/watch?v=VuZ0Q4k1FWs
Márcio Dias
ADM BLOG