segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ENQUETE - "Problemas Ambientais Urbanos"

Quase metade da população mundial (47%) vive
em áreas urbanas, e espera-se que esse número cresça
2% ao ano entre 2000 e 2015 (United Nations Population
Division, 2001a). A aglomeração populacional,
os padrões de consumo, os padrões de deslocamento
e as atividades econômicas urbanas exercem
intensos impactos sobre o meio ambiente em
termos de consumo de recursos e eliminação de resíduos.
No entanto, as cidades também oferecem
oportunidades de se gerir o crescimento populacional
de forma sustentável.


NA SUA OPNIÃO QUAL É O PRINCIPAL PROBLEMA AMBIENTAL EM ÁREAS URBANAS?
E EM SUA CIDADE TEM ALGUM? FALE PARA NÓS...



VAMOS EXERCITAR...

DEIXE SEU COMENTÁRIO....




Abraços!

Márcio Dias
Administrador

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A história das Coisas

Este vídeo mostra os problemas sociais e ambientais criados como consequência do nosso hábito consumista, apresenta os problemas deste sistema e mostra como ...

Segue o Link:

http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Introdução ao Controle da Poluição Atmosférica

Fonte: CETESB

1 – INTRODUÇÃO

A poluição do ar é um fenômeno recorrente principalmente da atividade humana em vários aspectos. Dentro os quais podemos destacar:
• Rápido crescimento populacional, industrial e econômico
• Concentração populacional e industrial
• Hábitos da população
• Grau de Controle (medidas adotadas para o controle da poluição)
Nossos três recursos naturais básicos (solo, ar e água) sempre foram capazes de diluir a concentrações aceitáveis de todas as substâncias neles lançados por processos naturais normais. Contudo, as emissões antropogênicas começam a ameaçar nosso planeta pelo esgotamento desta capacidade de autodepuração.
A decisão do ser humano de viver cada vez mais nos centro urbanos aumenta a quantidade de resíduos lançados, aumentando os níveis de poluição.
Tais fatos, associados à não solução concomitante dos problemas decorrentes do atendimento dessas necessidades naturais ou criadas, levou-nos aos grandes desafios q enfrentamos atualmente.
Devido a isso, para aumentar nossas chances de uma boa qualidade de vida, devemos:
• Minimizar a geração de resíduos
• Definir e aplicar formas corretas de tratamento e de disposição dos resíduos gerados
• Desconcentrar os grupos humanos e suas atividades econômicas poluidoras
Felizmente, o desenvolvimento tecnológico vem sofrendo alterações, pensando-se, cada vez mais, em submeter os novos processos e produtos a análises de custo/benefício (Análise de Ciclo de Vida do Produto) dentro da filosofia de se elaborarem processos e produtos de menor impacto ambiental.

Atmosfera é a denominação dada à camada de gases q envolve a Terra que se estende até a altitude de 9600 quilômetros e que é constituída principalmente de nitrogênio e oxigênio.
O maior interesse do aspecto poluição do ar estava relacionado com a troposfera, a camada que vai do solo até a altitude de cerca de 12 km. Mais recentemente, passou a ter interesse a ação de emissões antropogênicas sobre a estratosfera (12 a 50 km de altitude). Esse interesse se relaciona, principalmente, a camada de ozônio contida nessa área, e que serve de filtro de raios ultra-violetas, protegendo a Terra dos níveis indesejáveis dessas radiações.
A temperatura na troposfera, na sua condição normal, decresce com a altitude, fato esse importante para a diluição das substâncias lançadas no ar, uma vez que essa condição favorece a ascensão da poluição.
Processos naturais podem modificar essa condição, reduzindo ou diminuindo a taxa de decréscimo, chegando mesmo a inverte-lo, em geral por pouco tempo (algumas horas), ocasionando o fenômeno denominado Inversão Térmica, muito prejudicial à dispersão dos poluentes.
As unidades usualmente usadas para expressar a concentração de gases na atmosfera são o ppm (partes da substância por milhão de partes do ar) e o µg/m3 (micrograma da substância por metro cúbico de ar).

3 – POLUIÇÃO DO AR – DEFINIÇÃO

A poluição do ar pode ser definida como o resultado da alteração das características físicas, químicas e biológicas normais da atmosfera, de forma a causar danos ao ser humano, à fauna, à flora, aos materiais, ou restringir o pleno uso e gozo da propriedade, ou afetar negativamente o bem-estar da população.
Portanto, a poluição ocorre quando a alteração resulta em danos reais ou potenciais. Dentro desse conceito, pressupões-se a existência de níveis de referência para diferenciar a atmosfera poluída da atmosfera não poluída. O nível de referência sob o aspecto legal é denominado Padrão de Qualidade do Ar.
Na Resolução CONAMA nº 03 de 28/06/1990 estão descritas os padrões para todo o território nacional. Os poluentes considerados foram: partículas totais em suspensão (PTS), dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), fumaça partículas inaláveis e dióxido de nitrogênio (NO2). Foram estabelecidos Padrões Primários, destinados à proteção da saúde púbica e Padrões Secundários, para proteção do meio ambiente em geral e do bem-estar da população, bem como os métodos de referência a serem utilizados nas medições.

4 – PRINCIPAIS POLUENTES ATMOSFÉRICOS

Poluente atmosférico é qualquer forma de matéria sólida, líquida ou gasosa e de energia que, presente na atmosfera, pode torná-la poluída.
Os poluentes atmosféricos podem ser classificados de acordo com:
• Estado Físico: Material Particulado; Gases e Vapores
• Origem: Poluentes Primários (emitidos já na forma de poluentes); Poluentes Secundários (formados na atmosfera por reações químicas ou fotoquímicas)
• Classe Química: Poluentes Orgânicos e Poluentes Inorgânicos
Material Particulado: As partículas sólidas ou líquidas emitidas por fontes de poluição do ar ou mesmo aquelas formadas na atmosfera, como as partículas de sulfato, são denominadas de material particulado, e quando dispersas no ar formam os chamados aerossóis. O tamanho das partículas de interesse da poluição do ar está na faixa de 0,01 a 100 micrômetros.
O material particulado pode ser classificado de acordo com o método de formação:
• Poeiras: Partículas sólidas, geralmente formadas por processos de desintegração mecânica (moagem, britagem, etc). As partículas formadas são geralmente não esféricas.
• Fumos: Partículas sólidas formadas por condensação ou sublimação de substâncias gasosas originadas da vaporização/sublimação de sólidos. A formação dos fumos é usualmente acompanhada de reações químicas (oxidação no caso de fumos metálicos).
• Fumaça: Partículas principalmente sólidas, usualmente vindas da combustão de combustíveis fósseis, materiais asfálticos ou madeiras. Contém fuligem, partículas líquidas e, no caso da madeira e carvão, uma fração mineral (cinzas).
• Névoas: Partículas líquidas produzidas por condensação ou por disperção de um líquido.

5 – FONTES DE POLUIÇÃO DO AR

As fontes de poluição são entendidas como qualquer processo natural ou artificial que possa liberar ou emitir substâncias para a atmosfera de forma a torna-la poluída.
Entre as fontes antropogênicas de poluição do ar podemos destacar:
• Processos e operações industriais;
• Queima de combustíveis;
• Queimadas;
• Incineração de lixo;
• Entre outros.
Alguns tipos de indústrias se caracterizam pela emissão principalmente de material particulado (como a mineração). Outras, pela emissão de gases e vapores (indústrias químicas e petroquímicas).

6 – EMISSÃO DE POLUENTES NA ATMOSFERA

Os poluentes lançados na atmosfera sofrem o efeito de processos complexos, que determinam a concentração do poluente no tempo e no espaço. Assim, a mesma emissão, sob as mesmas condições de lançamento no ar, pode produzir concentrações diferentes no mesmo lugar, dependendo das condições meteorológicas presentes (velocidade e direção dos ventos, umidade do ar, regime de chuvas, etc).
A topografia da região também exerce papel importante no comportamento dos poluentes. Fundos de vale são locais propícios para o aprisionamento dos poluentes, principalmente quando da ocorrência de inversões térmicas.
As chuvas influenciam a qualidade do ar de maneira acentuada sendo um importante agente de auto-depuração.

7 – EFEITOS DA POLUIÇÃO DO AR

Os efeitos da poluição do ar se caracterizam tanto pela alteração de condições consideradas normais como pelo aumento de problemas já existentes. Os efeitos podem ocorrer a nível local, regional e global.

Estes efeitos podem se manifestar na saúde, no bem estar da população, na fauna e flora, sobre os materiais, sobre as propriedades da atmosfera (Efeito Estufa, Chuva Ácida), etc.

A – MONÓXIDO DE CARBONO (CO)

Gás incolor, inodoro e insípido e é o poluente característico dos grandes centros urbanos.

Sua fonte principal são os veículos automotores, mas estão presentes em qualquer combustão (em maior ou menor quantidade), dependendo de sua qualidade. A presença de CO indica uma combustão incompleta.

Seu principal efeito é a redução da habilidade do sistema circulatório de transportes oxigênio, devido a sua maior afinidade pela hemoglobina do que o oxigênio, formando a carboxihemoglobina, ao invés da oxihemoglobina que leva oxigênio para os tecidos.

B – DIÓXIDO DE ENXOFRE (SO2 )

Gás incolor, que provém, principalmente da queima de combustíveis fósseis, que contém enxofre, que na combustão se transforma em óxido de enxofre, sendo estes, constituídos principalmente por SO2 .

É um gás irritante das vias respiratórias, e é capaz de produzir bronco-constrição.

C – DIÓXIDO DE NITROGÊNIO (NO2 )

Gás, cuja fonte principal de emissão é a combustão, onde o nitrogênio do combustível se associa ao oxig6enio do ar, nas altas temperaturas da câmara de combustão.

Os efeitos dizem respeito ao aumento da resistência à passagem de ar nas vias respiratórias, danos ao transporte normal de gases entre o sangue e os pulmões, etc.

D – HIDROCARBONETOS E OUTROS COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÄTEIS

Os hidrocarbonetos gasosos como um todo não causam preocupação com relação a efeitos diretos à saúde. Mas são importantes, de uma forma indireta, pois participam da reação fotoquímica, produzindo outros compostos agressivos como os aldeídos (aldeído fórmico e a acroleína). Esses compostos causam desde irritação dos olhos e vias respiratórias, até pneumonia e em altas concentrações, são compostos letais.

Alguns hidrocarbonetos e outros compostos orgânicos também causam impacto direto à saúde, como o benzeno, por exemplo. Esse composto provém principalmente da emissão de carros a gasolina, do armazenamento de gasolina, de refinarias de petróleo, do processo de produção e coque e de algumas indústrias químicas.

Seus efeitos a saúde estão relacionados com o processo de formação do sangue. Exposição prolongada pode resultar em redução substancial do número de células vermelhas.

E – OZÔNIO (O3) E OUTROS OXIDANTES FOTOQUÍMICOS

Os oxidantes fotoquímicos resultam de uma séria de reações químicas complexas que ocorrem na atmosfera, envolvendo principalmente hidrocarbonetos e é óxidos de nitrogênio, sob a ação de luz solar e em condições meteorológicas propícias (calmaria e inversão térmica). São constituídos principalmente de ozônio (maior quantidade) e aldeídos.

F – MATERIAL PARTICULADO (MP)

O material particulado presente na atmosfera é de origem diversificada e sua composição e concentração, dependem do período, local e hora considerados. E os efeitos à saúde dependem dessa composição e concentração.

As partículas de diâmetro menor que 10 micrômetros são as de maior interesse para à saúde, pois podem atingir os alvéolos pulmonares.

O material particulado, em presença de outros gases, exerce efeito sinérgico para alguns gases, como é o caso do dióxido de enxofre.

G – CHUMBO

Material particulado que ocorre com bastante freqüência nos centros urbanos. O chumbo é utilizado na produção de baterias eletroquímicas, como aditivo de gasolina, em pigmentos, etc. A concentração de chumbo nos centros urbanos está associada, principalmente, à emissão de veículos à gasolina, que usam chumbo como aditivo.

Felizmente no Brasil esse aditivo tem sido substituído pelo álcool etílico.

O chumbo se acumula nos ossos e tecidos moles, podendo causar anemia, danos ao sistema nervoso central, fadiga, convulsão, etc.

8 – CONTROLE DA POLUIÇÃO DO AR

O controle da poluição do ar envolve desde o planejamento do assentamento de núcleos urbanos e industriais e do sistema viário, até a ação direta sobre a fonte de emissão.

As medidas mais utilizadas para controlar esse tipo de poluição são:

Medidas Indiretas: ações que visam a eliminação, redução ou afastamento dos poluentes.
• Planejamento Urbano e Medidas Correlatas (Melhor distribuição espacial das fontes de poluição, melhoria do sistema viário, etc);
• Diluição Através de Chaminés Altas (Visando reduzir a concentração dos poluentes ao nível do solo);
• Medidas para Impedir a Geração dos Poluentes (Adotando medidas como substituição de combustíveis, matérias primas, e reagentes dos processos);
• Medidas para Reduzir a Geração dos Poluentes (Operar os equipamentos dentro de sua capacidade nominal, operar e manter adequadamente os equipamentos produtivos, etc).
Medidas Diretas: ações que visam reduzir a quantidade de poluentes lançados, através da instalação de equipamentos de controle.
• Classificação dos Equipamentos de Controle de Poluição do Ar (Na escolha os poluentes devem ser classificados em função do estado físico, e em seguida a classificação envolve diversos parâmetros como mecanismo de controle, uso ou não de água ou outro líquido, etc);
• Seleção de Equipamentos de Controle de Poluição do Ar (A seleção do equipamento de controle a ser utilizado deve ser precedida de análise de viabilidade técnica, econômica e de outros fatores específicos para a fonte em questão).
9 - SELEÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE CONTROLE DA POLUIÇÃO DO AR

A característica básica que influencia, em primeira instância, é a eficiência de coleta necessária para enquadrar a emissão da fonte nos padrões exigidos. A eficiência da coleta, para todos os tipos de coletores de material particulado, é dependente da distribuição do tamanho das partículas presentes no gás a ser tratado.
Há muitos fatores envolvidos na escolhe de um sistema de controle de poluição do ar, aqui, podemos uma seqüência para ser feita para essa escolha:
1. A empresa deve descrever a fonte a ser controlada, conhecer as exigências legais e se posicionar firmemente quanto as decisões que serão tomadas;
2. Há que caracterizar a emissão (tipo de poluentes emitidos, estimativa de emissão, características físicas e químicas, etc);
3. Avaliar as possíveis alternativas de redução de emissão;
4. Listar os métodos de controle possíveis e suas respectivas reduções, verificar se há restrições para aplicar algum destes métodos, consultar literatura de apoio;
5. Fazer uma seleção preliminar com as alternativas mais convenientes;
6. Realizar uma análise econômica, estimando so custos envolvidos para cada alternativa;
7. Para a seleção final é necessária a comparação entre as alternativas selecionadas previamente do ponto de vista técnico e econômico, para decidir qual será a mais conveniente para a fonte de emissão e empresa.

domingo, 11 de outubro de 2009

Idéia Luminosa - Lâmpadas de Água

Diante das Ações para conscientização e prática da Educação Ambiental, pode-se afirmar que a educação ainda é o melhor meio de conscientizar as pessoas de que o meio ambiente precisa de cuidados.
Estratégias devem ser adotadas para a sustentabilidade como, por exemplo, parcerias de intercâmbio de informações entre municípios e compromissos de cooperação com governos locais. Estes devem levar em conta, principalmente, as especificidades e as características particulares de cada localidade, de cada cidade, e planejar o que deve ser desenvolvimento sustentável em cada uma dessas localidades.

Segue um link abaixo. Veja um exemplo de boas práticas ambientais.


http://www.youtube.com/watch?v=QEME5RPNmZI



Esperamos que gostem!!!

DICAS DE ECONOMIA

Economia de Água


A água é fonte da vida e indispensável para a sobrevivência de qualquer ser vivo. A captação, o tratamento e distribuição de água são realizados pela empresa de saneamento local. Essa água é distribuída tanto para as áreas urbanas, como para as áreas industriais.
A atual crise de abastecimento de água promete se estender pelos próximos anos por quase todo o território brasileiro. Por isso é necessário aperfeiçoar o uso deste bem, através de redução do desperdício, mudança de hábitos de consumo e implementação de sistemas de economia. A água é um bem precioso e escasso que pode faltar na cidade, no estado, no país, no continente e no mundo. Não deixe acabar!

1. Reduza o tempo do seu banho. 10 minutos são mais que suficiente. Desligue o chuveiro para passar o xampu e o sabonete. Além de economizar água, você vai ajudar a diminuir também o consumo de energia elétrica.

2. Ao escovar os dentes ou fazer a barba, não deixe a torneira ligada o tempo todo. Abra a torneira apenas quando for enxaguar a boca ou o rosto.

3. Antes de lavar a calçada, varra bem para que o grosso da sujeira seja removido. Não utilize a mangueira. Encha um balde com água para lavá-la. Você vai economizar tempo e o efeito será o mesmo.

4. Para regar as plantas, utilize um regador. Faça isso no período da manhã ou ao entardecer quando o sol não está tão forte e a evaporação é menor.

5. Na cozinha, quando for lavar a louça, abra a torneira só quando for enxaguá-la.
6. Seu carro não precisa tomar banho todo dia como você. Deixe para lavar seu veículo nos finais de semana. Utilize um balde ao invés da mangueira.

7. Verifique regularmente as pias, privadas descargas, válvulas, caixa d'água, tubulações e torneiras.

8. Verifique sua caixa-d'água. Se ela estiver vazando, é sinal de que a bóia está com defeito e precisa ser trocada.

9. Quando verificar vazamentos de água nas ruas da cidade, ligue para o Serviço de Abastecimento e comunique o fato.



Economia de Energia Elétrica


A geração de energia, no Brasil, está baseada na produção pelas usinas hidrelétricas, que dependem da água dos rios para o seu funcionamento. O aumento no consumo de energia implica na necessidade de criação de novas usinas para suprir esta demanda.

As construções de usinas sempre implicam no alagamento de extensas áreas e conseqüentemente na destruição da natureza, gerando impactos para fauna e a flora, e também para os moradores das localidades onde as mesmas serão construídas. Assim, economizando energia, você está poupando o meio ambiente. Pense nisso!

Veja algumas dicas para a Economia de Energia Elétrica:

CHUVEIRO ELÉTRICO

•É um dos equipamentos que mais consome energia.
•Evite seu uso no horário de pico (18 às 21h).
•Nos dias quentes, deixe a chave na posição “verão”.
•Feche a torneira ao se ensaboar.
•Limpe periodicamente os orifícios de saída de água.
•Use somente resistências originais. Evite adaptações.

TELEVISÃO

•Desligue a TV se não tiver ninguém assistindo.
•Evite dormir com a televisão ligada. Uma opção é programar o aparelho para desligar sozinho (timer).

AR CONDICIONADO

•Ao instalar, proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação.
•Instale-o em local com boa circulação de ar.
•Mantenha portas e janelas fechadas quando o aparelho estiver funcionando.
•Não tape a saída de ar do aparelho.
•Evite o frio excessivo, regulando o termostato.
•Limpe sempre os filtros para não prejudicar a circulação de ar.
•Antes de comprar, avalie a opção do ventilador de teto para atender sua necessidade.

GELADEIRA

•Prefira os modelos com o Selo Procel de Economia de Energia.
•Coloque o aparelho em local ventilado, desencostado de paredes (mínimo 15 cm), longe do fogão, aquecedores ou áreas expostas ao sol.
•Guarde ou retire alimentos e bebidas de uma só vez. Evite abrir a porta por tempo prolongado. A entrada de ar quente faz o motor trabalhar mais.
•Arrume os alimentos de forma que você possa encontrá-los rapidamente.
•Não forre as prateleiras da geladeira com vidros ou plásticos. Isto dificulta a circulação interna de ar.
•Não guarde alimentos ou líquidos quentes.
•Descongele o freezer periodicamente para evitar que se forme camada de gelo com mais de meio centímetro.
•Conserve limpas as serpentinas (grades) de trás do aparelho e não as use para secar panos ou roupas.
•Quando se ausentar de casa por tempo prolongado, o ideal é esvaziar a geladeira e o freezer, e desligar da tomada.
•Mantenha as borrachas de vedação da porta em perfeito estado, evitando fuga de ar frio.
•Durante o inverno, regule o termostato para uma posição mínima.

* Cuidado com geladeiras velhas, pois o gás CFC pode vazar ameaçando a camada de ozônio.

FERRO ELÉTRICO

•Acumule sempre a maior quantidade de peças de roupa possível, para ligar o ferro o mínimo de vezes.
•Antes de ligar o ferro, retire as roupas do varal e separe as peças que não precisam ser passadas, como tecidos que não amassam.
•Passe primeiro as roupas delicadas que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.
•Evite utilizar o ferro elétrico quando vários aparelhos estiverem ligados para evitar que a rede elétrica fique sobrecarregada.
•Não deixe o ferro ligado sem necessidade.

COMPUTADOR

•Não deixe impressoras e outros acessórios ligados sem necessidade.
•Configure o computador para que a tela do monitor seja desligada depois de um tempo de inatividade. Peça ajuda a um técnico de informática.

LÂMPADAS

•Evite acender lâmpadas durante o dia. Abra janelas, cortinas, persianas e deixe a luz do sol iluminar a casa.
•Na hora de comprar, dê preferência às lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares. Elas iluminam melhor, duram de 5 a 10 vezes mais e gastam menos energia. Instale-as na cozinha, lavanderia e garagem e qualquer outro local que fique com as luzes acesas por mais de 4 horas por dia.
•Apague sempre as luzes ao sair de um cômodo.
•Paredes e tetos de cores claras refletem melhor a luz, reduzindo a necessidade de luz artificial.
•Utilize iluminação dirigida para leitura e trabalhos manuais.
•Tire o pó das lâmpadas elétricas.

MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS

•Só ligue a máquina com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante. Economize água e energia.
•Mantenha o filtro sempre limpo.
•Use somente a dosagem correta de sabão, para não repetir o enxágüe.
•Secar as roupas no varal e não na secadora.

AQUECEDOR SOLAR

Uma excelente alternativa para economizar energia é o coletor solar utilizado para o aquecimento de água, geralmente colocado sobre o telhado das casas ou edifícios. A longo prazo, você poupará energia e dinheiro.

NO ATO DA COMPRA

Verifique se o produto tem o SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA que tem por objetivo orientar o consumidor, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria como: geladeira, freezer, ar-condicionado, coletor solar, lâmpada fluorescente compacta e circular.
O PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, também objetiva estimular a fabricação de produtos mais eficientes, contribuindo para a redução de impactos ambientais.
Já o Selo CONPET de Eficiência Energética é destinado aos equipamentos consumidores de derivados de petróleo ou de gás natural como fogões, fornos e aquecedores de água a gás.

LAR ECOLÓGICO

Edificações Sustentáveis - Arquitetos podem projetar construções ecológicas, utilizando: madeiras de reflorestamento, energia solar, reaproveitamento da água (principalmente para descargas no vaso sanitário), tecnologia para captação de chuva, camada de terra com vegetação para diminuir o aquecimento interno, sensores de presença para iluminação, ampla ventilação (janelas), tijolos de vidro e telhas translúcidas para aproveitar a luz natural etc. Árvores dão sombra e ajudam a refrescar a casa.

Energia é dinheiro. Não desperdice!!!

sábado, 3 de outubro de 2009

DIA DA ÁRVORE - 21 DE SETEMBRO







No dia 21 de setembro comemorou-se o Dia da Árvore. Data que não foi esquecida pelos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Itumbiara.

Foi organizado pelos alunos e parceiros:
  • A confecção de faixas com mensagem sobre o tema;
  • Mudas de espécies nativas para adoção;
  • Visita de sensibilização às salas de aula onde foi levado como tema a importância da árvore para nossa sobrevivência;
  • Coleta de assinaturas para abaixo assinado a favor do reflorestamento e contra o desmatamento sem controle,

O realizado começou as 19:00hs e teve término ao fim das atividades da faculdade naquele dia. Foi um sucesso, pois-se garantiu voluntários para adoção de todas as mudas de espécie nativa que foram doadas pela secretária municipal de meio ambiente de itumbiara - SEMMAI.
Também foi coletado inumeras assinaturas para completar o abaixo assinado.

A receptividade dos alunos da faculdade foi surpreendente, pois muitos se preocupam com o destino do planeta e se comprometeram em plantar a ideia de preservar o meio ambiente.

Nós Alunos do Curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, gostariamos de agradecer a todos que contribuiram e nos ajudaram...

Abraço a todos...